O que significa o termo palavra-chave?

26/04/23 - 2 minutos de leitura

O termo “palavras-chave” é algo muito comum, não apenas dentro do Marketing, mas quando se trata de qualquer texto, artigo ou até mesmo uma questão em uma prova, por exemplo. Sendo assim, entender exatamente o que são e para que servem essas palavras é algo de suma importância. E é exatamente o que você vai descobrir agora.

O que são “palavras-chave”?

Basicamente, as palavras-chave são o principal instrumento de uma pesquisa, visto que são elas que resumem a ideia central de um texto.

Por mais que o nome seja autoexplicativo, existem alguns detalhes a serem pontuados.

– As palavras-chave podem sim ser compostas por mais de uma palavra

– São a forma como um usuário escreve sua necessidade nos buscadores, a fim de encontrar respostas e soluções.

Dentro do Marketing, as palavras-chave representam os termos usados para direcionar blogs, posts e sites. Por isso, são também uma importante ferramenta de SEO e Marketing de Conteúdo.

Isso porque a partir delas, as fontes de pesquisas conseguem filtrar resultados e oferecer o conteúdo que mais faz sentido em relação a busca. Assim, se as palavras certas forem utilizadas, há maiores chances do seu texto ser mais bem ranqueado e receber mais cliques.

A importância da Palavra-chave 

Bom, se a palavra-chave é o termo usado na busca, então seu texto é encontrado a partir dela. Sendo assim, se não as utilizar de forma estratégica e certeira, não tem como encontrar o seu texto.

E se considerarmos que as pessoas usam as pesquisas para solucionar problemas, o uso de palavras-chave serve, além de uma ferramenta para aumentar o número de acessos em seu site, para ajudar as pessoas a solucionarem tais problemas.

E a partir do momento que é você quem ajuda nessa solução, automaticamente o seu negócio passa a ser reconhecido, valorizado e até indicado por quem recebeu ajuda. Sendo então, bom para ambos.

Como Escolher as Palavras-chave Certas 

Uma dúvida muito comum está relacionada a escolha dessas palavras. Afinal, como eu vou saber a forma na qual uma pessoa que “não conheço” vai fazer uma busca no Google?

Bom, existe uma forma de fazer essa escolha. Forma essa que exige observar e analisar alguns pontos como:

  • Volume de Busca
  • Dificuldade de Rankeamento da Palavra-chave
  • Persona
  • Concorrência
  • Intenção de Compra da Palavra-chave

A sua palavra-chave deve ser coerente com o seu nicho e fazer sentido com o assunto que é tratado no site ou blog. E saber como escolhê-las é de grande importância para que seu texto seja encontrado com mais facilidade e esteja bem-posicionado nos sites de pesquisa.

Lembre-se de que uma escolha bem-feita pode gerar inúmeros resultados positivos como visitantes realmente interessados no seu conteúdo e no seu negócio.

Ferramentas de Palavras-chave Para Pesquisa

Agora que você já entendeu o poder das palavras-chave e a importância de fazer uma boa escolha, apresentamos algumas ferramentas que podem auxiliar na sua pesquisa e na tomada de decisão. 

As ferramentas são:

  • Planejador de Palavras-chave do Google – o Google Keyword Planner
  • SEMrush
  • Google Trends
  • KeywordSpy

Entre tantas outras que, de modo geral, não são difíceis de utilizar. Mas se usadas por profissionais especializados, podem te entregar resultados ainda melhores.

Blog MKT55

mkt55_admin

Leia Também

© MKT55 2022 - Politica de Privacidade