01/04/24 - 2 minutos de leitura
Grande parte das empresas optam pelo marketing digital como estratégia de crescimento. Isso é o que aponta a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, revelando que 94% das organizações o adotam para impulsionar os negócios.
Umas das estratégias que mais se destacam nessa área são as de SEO. Tendo isso em mente, separamos as principais funções do SEO no marketing digital. Vamos lá?
O marketing digital atua com um conjunto de estratégias para atrair leads (potenciais clientes) e efetuar vendas no ambiente virtual. Uma dessas estratégias é o SEO (Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca, em tradução livre para o português), que consiste em otimizar tanto os elementos on page quanto os off page, a fim de influenciar os algoritmos dos mecanismos de consulta, como o Google, a posicionar determinada página entre os primeiros resultados exibidos.
Os elementos on page correspondem aos fatores que podem ser otimizados dentro do próprio domínio, como:
Já os elementos off page se referem aos fatores otimizados fora do próprio domínio, como os backlinks contidos em sites de terceiros que direcionam para alguma página do seu domínio. Vale destacar que os motores de busca já conseguem detectar práticas de black hat, como compra e troca de links, e penalizam as páginas que cometem esse tipo de tática fraudulenta.
Portanto, para otimizar as páginas do seu domínio com o objetivo de conquistar backlinks, invista em estratégias, como publicação de relatórios de pesquisa, guias aprofundados, disponibilização de ferramentas on-line gratuitas e outros materiais que valham a pena serem citados.
No marketing digital, as estratégias de SEO on page e off page têm a função de atrair tráfego para venda e nutrição de leads e clientes, contribuir para o branding da marca e até mesmo para reduzir custos.
Uma das principais funções do SEO na estratégia de marketing digital é atrair tráfego, seja para gerar vendas – trazendo potenciais clientes para seu site ou loja virtual –, seja para nutrir leads, atraindo-os para o seu blog.
Dessa forma, o profissional de SEO precisa conhecer:
Com essas informações em mãos, o especialista pode desenvolver uma jornada do cliente alinhada às dores do público em cada etapa do funil de vendas, sendo elas a aprendizagem/descoberta, o reconhecimento do problema, a consideração da solução e a decisão de compra, além de montar uma estratégia de Marketing Digital que inclua as boas práticas de SEO citadas acima.
Também conhecido como brand management (gestão de marca, em português), o branding se refere ao conjunto de ações que visam construir e consolidar uma marca no mercado – e uma das ações que podem ser aplicadas ao branding são as estratégias de SEO.
A otimização das páginas pertencentes ao seu domínio na web contribui para a maior exposição da marca e de seus produtos ou serviços, pois quanto mais distante do top 5 de resultados exibidos pelo Google, menores são as chances de ter sua página visualizada ou acessada pelo público-alvo, conforme aponta pesquisa realizada pela Backlinko.
Vale destacar, ainda, que as estratégias de SEO podem ser utilizadas para reduzir os custos de marketing digital com anúncios, uma vez que, dependendo da palavra-chave selecionada, o custo por clique (CPC) na página patrocinada pode ser muito elevado, diminuindo a margem de lucro da empresa. Se você aliar as estratégias de SEO aos anúncios pagos, parte do tráfego da sua página será proveniente de resultados orgânicos, ampliando o faturamento do negócio.
Artigo originalmente publicado em Blog Consultoria Digital