28/04/23 - 2 minutos de leitura
No mundo do Marketing, existem várias formas e estratégias para realizar ações, atrair possíveis consumidores, gerar engajamento, aumento de vendas. Enfim, alcançar os resultados desejados.
Atualmente, com a era da internet e redes sociais, o Marketing de Conteúdo vem sendo a aposta de muitas empresas. E a MKT55 te explica o porquê.
Com o próprio nome já conseguimos ter uma ideia de que se trata de entrega de conteúdo. Então sim, essa estratégia consiste na produção de conteúdo relevante e valioso para o seu público-alvo, de forma a atrair, envolver e aumentar o valor da marca na visão de quem recebeu aquela informação.
Essa é uma estratégia que se encontra dentro do Inbound Marketing, que de forma bem resumida, é uma metodologia que busca captar o interesse das pessoas de forma sútil e não invasiva. Assim, o Marketing de Conteúdo atrai o cliente de forma natural e espontânea, sem que perceba ou que se sinta pressionado por um anúncio.
A partir desses conteúdos, o público passa a confiar e respeitar na marca em questão, fazendo com que na visão pessoal, essa seja uma referência. E assim se tornam clientes.
Nesse sentido, o ponto principal dessa metodologia é a criação de um conteúdo de qualidade para conquistar a confiança de quem recebe. A oferta de produto não entra nesse primeiro momento.
É importante ter em mente que existem centenas de empresas vendendo produtos e serviços semelhantes, através dos mesmos canais de comunicação. Além disso, em uma rede social, por exemplo, o usuário recebe milhares de informações ao mesmo tempo.
Desde anúncios, imagens sobre amigos e parentes, até possíveis fraudes. Por isso, é importante que o seu conteúdo chame e prenda a atenção logo no primeiro momento. Afinal em um feed cheio ou em uma pesquisa especifica por esse conteúdo, a sua marca não vai ser a única a ter atenção.
O protagonista da estratégia merece todo o cuidado e atenção. Um bom conteúdo não tem a venda como foco, mas sim a entrega de conhecimento para quem recebe.
Esses conteúdos podem ser de diversos tipos, como por exemplo a solução de um problema, esclarecimento de dúvidas, uma informação ou até mesmo ensinar algo. Tudo isso com o auxílio de ferramentas atrativas de imagem, vídeos, áudio e escrita. É dessa forma que seu conteúdo vai ser o melhor possível, despertando nas pessoas a vontade de compartilhá-lo.
Além disso, o estudo do público é parte essencial desse processo. O seu conteúdo precisa chegar nas pessoas certas e na hora certa. O público precisa saber que aquilo vai ser importante, mas sem que já tenha adquirido o conhecimento através de outras empresas.
O Marketing de Conteúdo possui inúmeros benefícios, e se utilizado da forma correta pode gerar resultados incríveis, pois além de agregar valor a sua marca, ele pode:
E muito mais! Pois quando uma marca tem o respeito do público e se torna autoridade em determinado setor, a influência sobre a decisão de compra é muito poderosa.
Tenha sempre em mente que: O marketing de conteúdo não é sobre a sua empresa, é sobre a necessidade do seu público.
E que: As pessoas são mais propensas a comprar de marcas que conhecem e se identificam!