01/05/23 - 2 minutos de leitura
Se em algum momento da vida já ouviu alguém comentar sobre “Landing Pages” e não tem ideia do que são, para que servem ou como funcionam, chegou a hora de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.
As landing pages são páginas vinculadas a uma empresa, porém não são páginas do seu site. Criadas com a finalidade de apresentar um produto ou serviço, compartilhar uma oferta ou oferecer conteúdo relevante aos usuários, e assim converter visitantes em leads.
Os principais objetivos são relacionados a ações de visitantes, então, o conteúdo apresentado nessa página precisa fazer com que haja uma interação.
Em linhas gerais, existem dois objetivos básicos para a criação de Landing Pages, sendo eles: Vendas diretas e captação de leads. Dessa forma, existem dois estilos para sua criação.
Quando se trata de Marketing, as landing pages entram como o início da estratégia de e-mail marketing, que se inicia justamente na geração de leads, abastecendo o banco de dados da empresa.
Afinal, é a partir da captação de leads que os relacionamentos entre empresa e usuários são criados, não apenas por e-mail mas também por SMS e outros canais.
Lembrando que a landing page é apenas o início do relacionamento, ela gera o lead, porém toda a estratégia de nutrição vem posteriormente, a partir das informações coletadas. Sem dúvidas, o papel de gerar leads é fundamental para a continuidade das demais etapas do funil de vendas.
Esse tipo de página de conversão costuma ser desenvolvido com poucos elementos e mais objetividade se comparadas às páginas comuns de um site, eliminando excesso de informações.
Normalmente, uma Landing Page possui uma introdução sobre o material oferecido ao visitante e um formulário para que ele possa preencher com suas informações com o objetivo de acessar o conteúdo.
O material divulgado pela Landing Page deve ser interessante para o seu público-alvo, assim o seu cliente em potencial estará motivado a fornecer suas informações. Para atrair a atenção do público para essas páginas, são utilizados os CTAs ou chamadas para ação, que levam a pessoa a realizar determinada ação como comprar o produto em questão.