18/03/24 - 2 minutos de leitura
Um backlink é um link que um site obtém de outro. Além de aumentar o reconhecimento da marca e o tráfego de referência, os backlinks podem beneficiar o desempenho de SEO. Muitos sites acumulam backlinks naturalmente, mas os profissionais de marketing geralmente trabalham para gerá-los e mantê-los.
Backlinks são importantes para SEO porque o Google vê alguns backlinks como recomendações. Geralmente, quanto mais backlinks uma página ou site tiver, mais confiável ele será considerado. Especialmente se esses backlinks vierem de fontes confiáveis.
Além disso , os backlinks ajudam o Google a descobrir (e, portanto, classificar) o seu conteúdo. Isso ocorre porque os rastreadores de sites usam links para encontrar novas páginas na web.
Nem todos os backlinks são valiosos para SEO. Para começar, os links nofollow dizem aos mecanismos de pesquisa para não passarem o valor do link (que equivale ao poder de SEO) para o site de destino.
Os links Nofollow incluem um destes atributos nofollow em seu código:
O Google também pode ignorar backlinks que aparecem em conteúdo irrelevante ou de baixa qualidade. Ou em sites não estabelecidos ou com spam. Porque não confia neles o suficiente para influenciar os seus resultados.
É normal acumular backlinks de sites nofollow e de baixa qualidade ao longo do tempo. Mas normalmente não vale a pena persegui-los para fins de SEO.
Mais importante ainda, você deve evitar criar backlinks que violem as políticas de spam de links do Google .
Na comunidade SEO, às vezes são chamados de backlinks tóxicos . E, na pior das hipóteses, podem levar a uma penalidade do Google (ou ação manual) que prejudica ativamente o seu SEO.
As más práticas incluem:
Os backlinks mais valiosos em SEO:
Geralmente, quanto mais backlinks de alta qualidade você puder construir, melhor.
Mas a variedade também é importante. Tente buscar backlinks em sites diferentes, com páginas de destino diferentes e textos âncora diferentes.
Caso contrário, seu perfil de backlink (a coleção de backlinks que apontam para seu domínio) pode parecer spam e pouco natural.
Artigo originalmente publicado em Semrush Blogue