Bounce Rate, o que é?

03/01/23 - 2 minutos de leitura

Bounce Rate, ou taxa de rejeição, é uma métrica muito importante pois indica o quanto as pessoas estão ou não interagindo com o seu site. Mas por que é importante saber a taxa de rejeição? A MKT55 te explica

O que é Bounce Rate?

A taxa de rejeição, ou Bounce Rate, é o número que indica quantos visitantes acessaram uma página específica do seu site, e em seguida saíram. Para entrar na taxa de rejeição, essa saída deve ocorrer sem que haja uma continuidade de navegação, ou seja, sem que outra página seja acessada e nenhuma ação executada.

Essa saída pode acontecer de diversas maneiras como:

  1. Clicar no botão “voltar”
  2. Fechar a aba
  3. Link externo
  4. Digitar um novo endereço

Taxa de Rejeição x Taxa de Saída

Lembre-se de não confundir a taxa de rejeição com a taxa de saída. Essas possuem significados diferentes, bem como impactos diferentes. A taxa de rejeição só acontece quando uma pessoa acessa apenas uma página do site. A taxa de saída é uma métrica para mostrar quantas pessoas estão abandonando o site a partir de determinada página, independentemente de ser, ou não, a primeira página visitada do site.

É muito comum confundir os dois termos, mas é importante ter a diferença em mente. Pois em termos de análise, uma rejeição pode indicar falta de interesse em um site, mas uma alta taxa de saída pode indicar que você está tendo problemas com a otimização da taxa de conversão. Assim, embora exista um interesse, suficiente para visitar mais de uma página do seu site, provavelmente não está encontrando o que procura.

Por que é importante acompanhar essa métrica?

A taxa de rejeição é algo comum, afinal, é impossível ter todas as respostas e prender a atenção de todas as pessoas. 

Todo site tem um objetivo específico, seja ele o download de um material, um pedido de orçamento ou até uma compra. Esse objetivo necessita, pelo menos de um clique, o que quer dizer que quando há uma rejeição, entre outras coisas, o site não conseguiu conduzir o visitante ao objetivo.

Por isso, o acompanhamento de Bounce Rate é importante. A partir dele sua empresa consegue obter informações sobre a eficácia dos calls to action, e assim, pensar em formas de otimização e planos de melhorias

No caso do tráfego vindo do Google Ads, a taxa de rejeição é ainda mais preocupante, pois uma alta taxa significa dinheiro desperdiçado em cliques e consequente aumento do Custo por Lead.

Como reduzir a taxa de rejeição?

Agora que já sabemos a importância e os impactos da taxa de rejeição, vamos entender como reduzi-la.

Primeiramente, olhe para alguns fatores que podem estar impactando negativamente a métrica, como:

  • Alto tempo de carregamento da página
  • Pop-ups
  • Plug-ins desnecessários
  • Usabilidade ruim
  • Title tags e meta descriptions mal otimizadas
  • Páginas em branco e erros técnicos
  • Conteúdo de baixa qualidade 
  • Páginas que não são otimizadas para mobile

Pense na experiência do usuário e faça com que ele interaja. Para isso, insira CTAs eficientes, que atraiam a atenção do visitante, fazendo com que haja maior interação, e consequentemente, menor taxa de rejeição. 

Insira links internos quando já houver algum conteúdo relacionado no seu site ou blog, isso oferece uma informação completa ao usuário, gerando interação.

Uma boa análise e uso de SEO pode ajudar a corrigir possíveis erros responsáveis por altas taxas de rejeição. E a MKT55 tem ferramentas para auxiliar a sua empresa.

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