Branding: trabalhe a gestão da sua marca

07/02/23 - 2 minutos de leitura

Você com certeza já ouviu falar em Branding, mas talvez não entenda muito bem o significado desse conceito importante no universo do marketing. 

O sucesso de uma marca vai muito além do produto que vende ou do serviço que entrega. E o fato de algumas marcas se destacarem mais do que outras, ou de alguns produtos chamarem mais atenção do que outros semelhantes podem estar diretamente ligados com a gestão de marca, ou branding.

O branding é a alma do marketing digital em uma empresa, é a partir dele que uma marca pode se tornar conhecida, admirada e lembrada. Por isso, a MKT55 trouxe esse blog para te explicar tudo sobre gestão de marca!

O que é Marca?

A primeira coisa importante antes de começar a falar sobre a gestão de marca, é entender o que é marca em si.

De uma maneira geral, marca é literalmente tudo que envolve a personalidade do seu negócio. Não está ligada ao produto ou serviço oferecido, e não é apenas logotipo e slogan. A marca envolve detalhes, representa seus propósitos e objetivos de forma a passar uma imagem clara a quem vê. 

Os detalhes da marca devem ser levados em consideração para torná-la diferenciada e notada. Por isso, é necessário que uma equipe trabalhe em cima disso, identificando o público, estudando o mercado, compreendendo as expectativas do consumidor.

A marca é tudo aquilo que falam da sua empresa, qual impressão ela passa, quais emoções as pessoas sentem a partir da sua marca, qual a impressão você quer passar. E para ter uma visão clara sobre isso, reflita sobre questões como:

  1. Qual sua missão? 
  2. Quais os seus valores?
  3. Qual o propósito da sua empresa?
  4. Qual a sua história?
  5. Quais as vantagens do seu produto?
  6. Como as pessoas te enxergam hoje?
  7. Quais sentimentos e adjetivos você quer associar à sua empresa?

Feito isso, é possível nortear um caminho da sua empresa de dentro para fora, criando uma identidade e personalidade únicas.

O que é branding?

Agora que já sabemos o que é marca, vamos falar sobre o branding.

Branding, ou gestão de marca, é uma estratégia realizada com o intuito de tornar uma empresa e seus produtos/serviços mais conhecidos e desejados. É quem faz uma empresa se tornar memorável, percebida e lembrada de maneira positiva.

O trabalho com a marca é importante para que, em um cenário cada vez mais competitivo, os negócios consigam se consolidar, criar uma conexão com o público e se destacar. E o branding é o responsável por criar essa conexão.

Essa estratégia utiliza de diversas frentes. Sendo que uma delas é a percepção da marca internamente, ou seja, é necessário que, dentro da sua organização, a percepção da marca seja coesa, para que seja transmitida a imagem correta às pessoas de fora da empresa.

A gestão de marca é algo que traz resultados a longo prazo, afinal, construir uma relação não é algo que acontece do dia para noite. Além de que, como qualquer marca conhecida, é preciso ter conceitos e concepções sólidas para construir um nome que transmita confiança e seja reconhecido e buscado pelos clientes.

Importância da gestão de marca 

Como citado, a gestão de marca traz resultados a longo prazo, por isso é importante frisar que não é um trabalho único.

Uma estratégia eficiente de gestão de marca tem como objetivo gerar identificação dos consumidores com o negócio, tendo por consequência, a influência na decisão de compra. Tornando mais fácil fidelizar clientes através de associações positivas à empresa por meio de imagens, slogans e de um forte reconhecimento de marca.

Se alinhado aos objetivos e necessidades do público, é possível saber exatamente quais valores devem ser propostos para que os consumidores se associem com a sua marca, gerando um aumento de vendas e faturamento.

Como trabalhar o branding

A gestão de marca precisa ser tão detalhada quanto a marca em si, por isso, vamos ver como trabalhar o seu branding.

  1. Entenda os objetivos da marca
  2. Identidade visual 
  3. Gestão de conteúdo 
  4. Visibilidade  
  5. Interação com o público
  6. Mensure as experiências dos clientes

Uma equipe de marketing especializada pode auxiliar na criação de um branding que traga resultados reais, fazendo com que seus consumidores sejam mais que apenas clientes, mas fãs da sua marca.

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