Como o business intelligence pode ajudar as empresas?

08/02/23 - 2 minutos de leitura

O Business Inteligence (BI) pode agregar valor a praticamente qualquer processo de um negócio. Isso porque ele oferece apoio nas decisões de forma inteligente e permite, através de um processo de captação de dados, que as informações sejam adquiridas de qualquer sistema e gravadas em um banco criado de acordo com a necessidade do seu negócio. Dessa forma, compreender o que é BI é essencial.

O que é Bussiness Intelligence?

Business Intelligence pode ser conceituado como um processo orientado pela tecnologia com o intuito de analisar dados e apresentar informações que auxiliem usuários finais corporativos na tomada de decisões conscientes e estudadas.

Dessa forma, o BI engloba uma ampla variedade de ferramentas, metodologias e aplicativos que permitem que as organizações guardem seus dados de sistemas internos e fontes externas. Preparando esses dados para análise e desenvolvendo consultas sobre eles.

O processo combina uma série de análises e ferramentas, que geram uma visão abrangente dos dados da organização, para auxiliar na tomada de decisões impulsionadas por tais dados, trazendo mudanças positivas.

Importância e benefícios

Com o avanço da tecnologia e a velocidade da transformação digital, a competitividade entre as empresas, principalmente na internet, aumentou consideravelmente. E por consequência, o volume de dados gerado diariamente na rede também cresceu, junto a necessidade de armazená-los e convertê-los em ativos importantes para o negócio. Caso contrário, tornam-se apenas dados sem utilidade.

Assim, o BI permite que todos esses dados sejam devidamente utilizados por seus gestores, antecipando problemas e solucionando-os de forma preventiva, ao invés de corretiva. Dessa forma, processos se tornam mais ágeis e falhas se tornam menos comuns, obtendo grandes diferenciais competitivos.

Veja abaixo alguns exemplos de como o BI pode ajudar as empresas a tomar melhores decisões impulsionadas por dados:

  • Identificando formas de aumentar os lucros
  • Analisando o comportamento dos clientes
  • Comparando dados com a concorrência
  • Acompanhando o desempenho
  • Otimizando as operações
  • Prevendo o sucesso
  • Identificando tendências de mercado
  • Descobrindo erros ou problemas

Além disso, as ferramentas de BI podem ser customizadas para atender as diferentes necessidades da empresa e colaboram na organização e interpretação de dados.

Como aplicar?

Agora que você já sabe como o Business Intelligence pode ser útil na sua empresa, deve estar se perguntando se realmente serve para o seu tipo de negócio e como aplicá-lo.

Existem diversas formas de aplicação em empresas dos mais variados segmentos, como por exemplo:

  • Em vendas: o BI pode atuar na segmentação de consumidores e na personalização de ofertas e promoções;
  • No atendimento: assim como nas vendas, é possível usar o BI para oferecer uma experiência personalizada no pré e pós-venda. 
  • No marketing: o BI pode ajudar a aprimorar campanhas de atração e retenção.

Para aplicar o BI é preciso ter atenção a alguns pontos:

  • Ter objetivos claros no uso de dados – assim, você saberá do que precisa e com qual finalidade.
  • Saber quais setores tem prioridade em iniciar com BI – é importante começar aos poucos para compreender como tudo irá funcionar
  • Escolher as ferramentas que farão parte da sua plataforma de Business Intelligence – como por exemplo, soluções em cloud.
  • Implementar essas soluções e adaptar o dia a dia para o uso delas.

Como vimos, o BI pode ajudar muito uma organização, mas precisa de cuidado e atenção para ter seu aproveitamento completo. A MKT55 pode te ajudar a entender melhor e aplicar o business intelligence no seu negócio.

Blog MKT55

mkt55_admin

Leia Também

© MKT55 2022 - Politica de Privacidade