Saiba como qualificar os leads da sua empresa

02/03/23 - 2 minutos de leitura

A qualificação de leads é o processo de separar, entre os contatos disponíveis na base de dados da empresa, aqueles que têm mais possibilidade de fechar negócio. Seu objetivo é tornar o processo de vendas mais eficientes, já que os vendedores irão abordar os leads mais preparados.

Entender os leads e fazer sua qualificação é essencial para uma empresa. Mas se você não tem ideia de por onde começar, continue lendo esse blog que vamos te explicar tudo.

O que é lead?

O primeiro passo para executar uma boa qualificação é entender exatamente o que são leads. Então, vamos começar por aí.

Lead é todo aquele consumidor que mantém algum tipo de contato com a sua empresa, de qualquer forma. Seja como leitor de blog ou seguidor nas redes sociais, o lead é mais que apenas um visitante, porém ele ainda não é um cliente.

Assim, o seu trabalho é conduzir esse lead pelo funil de vendas, apresentando mais sobre sua empresa, as soluções que oferece e sua proposta de valor. Ao longo desse caminho alguns leads podem perceber que sua empresa ou produto não são exatamente o que precisam. E naturalmente, irão sair do funil.

O que interessa mesmo são aqueles leads que chegam ao fundo do funil, que serão aquelas pessoas que desenvolverão um vínculo com a empresa, sendo mais fiéis e engajados.

O que são leads qualificados?

É claro que você quer que os melhores leads cheguem ao fundo do funil, aquele que é o cliente ideal. Por isso, é preciso qualificar os leads e classificá-los em três principais grupos. Sendo:

  1. Leads ótimos: aqueles que possuem intenção e potencial de compra. Onde a “intenção” significa que está pronto para comprar e “potencial” significa que tem os meios para ser um bom cliente.
  2. Leads bons: aqueles que possuem a intenção, mas não possuem potencial ou, ao contrário. O que significa que não é a hora certa para eles.
  3. Leads ruins: aqueles que, embora consumam seu tempo, não vão gerar retorno, porque o seu produto simplesmente não é voltado para eles.

O que é qualificação de leads?

Sabendo o que são leads qualificados, podemos entender melhor o processo de qualificação propriamente dito.

Como citamos acima, a qualificação de leads se trata de selecionar os melhores contatos para que sejam abordados por vendas.

Essa é uma maneira eficiente de lidar com a sobrecarga e evitar perder tempo com leads que tenham baixo potencial de compra, investindo tempo naqueles que realmente podem comprar.

Importância

A qualificação de leads é importante pois torna mais próxima a dinâmica entre a empresa e os potencieis clientes, tornando a comunicação mais direta e os resultados mais satisfatórios. A qualificação de leads também é importante para conhecer melhor o seu público, e assim, se preparar para aproveitar as oportunidades que surgirem.

Assim, temos como resultado o público que realmente quer comprar da sua marca e que pode se tornar fiel. Conforme é feita a nutrição dos leads, mais e mais oportunidades aparecem e o time de vendas deixa de perder tempo com leads que não estão prontos para a conversão.

Como fazer a qualificação de leads?

À medida que você começa a captar informações importantes relativas ao negócio, você começa a enxergar um padrão, que representa seu cliente ideal.

Assim, definir as características do seu cliente ideal é essencial. Feito isso, avalie as outras respostas possíveis dos clientes, médio ou pouco qualificados para seu negócio.

Para a definição de características do cliente ideal, separamos cinco itens fundamentais para a determinação de um potencial cliente. Essas características são: necessidade, adequação, orçamento, autoridade e timing. 

Com essas definições em mente, você deve desenvolver um método de qualificação eficiente para a sua empresa. Avaliando os contatos a partir das características acima.

A MKT55 pode ter auxiliar na qualificação de leads da sua empresa, poupando o trabalho e evitando gasto de tempo desnecessário.

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