28/02/23 - 2 minutos de leitura
Os dois anos de pandemia aceleraram consideravelmente o processo de transformação digital em todos os setores. E os eventos não ficaram de fora dessa mudança. Esse formato de realização de eventos certamente vai ser mantido mesmo quando não for mais a única possibilidade. Isso acontece pois os eventos online têm inúmeros pontos positivos.
A realização de um evento presencial envolve uma grande quantidade de pessoas e seu custo é proporcional ao tamanho do evento. Ou seja, quanto mais gente, maior o espaço, maior estrutura, maior o custo.
Já quando falamos em um evento online, as variáveis de custos diminuem muito. A produção em si não terá seu valor diferente por um número maior de pessoas participando, a maior variável nesse caso será o valor da plataforma utilizada.
Além disso, os equipamentos utilizados para a realização desse tipo de produção são comprados uma vez só e podem ser utilizados em outros eventos, ainda que tenham estruturas diferentes.
Sendo assim, o investimento em um evento presencial é muito mais alto do que um evento online.
Além da redução de custos, uma das maiores vantagens de todas as coisas digitais é a não limitação geográfica, o que significa que pessoas de qualquer lugar do mundo podem participar, aumentando substancialmente o número de participantes.
Um evento online tem a capacidade de alcançar muito mais pessoas do que presencialmente, o que pode trazer inúmeros resultados positivos inclusive para eventos futuros.
Outra vantagem é a disponibilidade de realização e acesso. Ainda que o evento aconteça ao vivo, existe a possibilidade de os participantes acessarem novamente em outro momento, ou até assistirem o evento gravado caso não possam participar no dia. E não há forças maiores que possam cancelar o evento, como fortes chuvas por exemplo.
Cursos ou evento online ainda permitem uma certa extensão, transformando aquele evento único em uma comunidade, dando a oportunidade de os participantes viverem uma jornada de experiências com você.
Por serem produzidos 100% digitalmente, é possível uma avaliação exata de perfil do seu público, como idade, local, renda etc. mas também os dados referentes a interação, engajamento e comentários. O que facilita a comunicação e automação de mensagens e e-mail marketing de acordo com o perfil de cada pessoa.
Por fim, podemos dizer que os eventos online são mais baratos e eficientes do que eventos presenciais, quando se trata de alcance. Nossa agência é especialista na produção de Webinars e podemos te ajudar a produzir e realizar o seu evento.