Você sabe o que é marketing de varejo?

11/01/23 - 2 minutos de leitura

Mesmo que atue no comércio e tenha experiência em ações de marketing, o marketing de varejo é uma área dinâmica e que exige se manter sempre atualizado.

Por isso, no blog de hoje vamos te explicar o conceito, apontar as principais formas de aplicá-lo no seu negócio, vamos explicar o funcionamento das vendas no varejo e a importância de olhar para o marketing com cuidado e atenção, desde o momento de atração até a hora de fidelizar o consumidor após a venda.

Marketing de Varejo

O marketing de varejo é o conjunto de estratégias e ações voltadas aos objetivos de vendas e fidelização de clientes do comércio varejista através de promoção e divulgação.

Os principais objetivos dessas estratégias é aumentar vendas, ampliar a participação no mercado e fidelizar clientes, transmitindo a melhor imagem possível da loja e de seus produtos e serviços.

Então, as estratégias desse modelo de marketing têm foco em vendas e relacionamento com os consumidores que compram nos pontos de venda, sendo essencial que a aplicação seja efetuada de forma correta e planejadas para promover seu estabelecimento, usando produtos, serviços, preço e atendimento como diferenciais, por exemplo. 

Alguns objetivos principais do marketing de varejo são:

  • Atingir um determinado volume de vendas para ampliar a participação no mercado
  • Aumentar a lucratividade do estabelecimento
  • Aumentar a percepção de valor de seus produtos e serviços
  • Satisfazer as necessidades, expectativas e desejos dos consumidores
  • Criar e manter uma imagem forte entre os consumidores
  • Fidelizar consumidores e aumentar seu ticket médio
  • Superar os concorrentes diretos e indiretos.

Não são muito diferentes dos objetivos de marketing de qualquer outro tipo de empresa, não é mesmo?

Como funciona

Os pilares de funcionamento das vendas no varejo são os mesmos pilares do marketing, sendo: produto, preço, praça e promoção.

Produto

Essa é a peça central da estratégia, afinal, o comércio varejista não existiria sem um produto. E esse produto pode ser de qualquer tipo: bens de consumo duráveis ou não duráveis, sendo essenciais ou não.

Preço

O processo de precificação de um produto não é tão simples e intuitivo como parece. Muitos fatores são levados em consideração, como: custos, despesas, mercado, público.

Além disso, um mesmo estabelecimento pode (e deve) fazer alterações no seu preço. Isso acontece, por exemplo, na medida em que as estações do ano são modificadas, junto da necessidade do consumidor.

Praça/ Ponto

O ponto de um estabelecimento pode aumentar ou diminuir a margem de lucro de qualquer negócio. Por exemplo, uma peça de roupa comercializada em uma loja na zona sul da capital pode ser vista de forma diferente da mesma peça comercializada no interior do estado. Além de que, o aluguel do ponto de venda e despesas possui um custo mais alto na capital, assim, para alcançar uma margem de lucro satisfatória, é preciso aumentar o preço do produto.

Outros pilares

Além dos 4 pilares tradicionais, o marketing de varejo conta ainda com:

  • Apresentação: a apresentação é o primeiro contato do cliente com o seu produto, como um cartão de visita. Ou seja, quanto melhor for a apresentação, maiores as chances do cliente se encantar e fechar negócio.
  • Comunicação: na comunicação entram as promoções atrativas, divulgação nas redes sociais, programas de fidelidade etc.
  • Atendimento: a capacitação da equipe de vendas é essencial para o encantamento dos clientes, pois não adianta que seu produto seja incrível, mas sua equipe não seja capaz de atender bem seus clientes.

Exemplos de quem já faz

Agora que você já entendeu como funciona o marketing de varejo, vamos te mostrar exemplos de grandes empresas varejistas que tem foco na experiência do consumidor.

Grupo Pão de Açúcar: vem surpreendendo os visitantes das lojas físicas das redes Extra e Pão de Açúcar. Além da criação de um aplicativo que envia ofertas personalizadas em tempo real para cada cliente em loja, de acordo com o histórico de compras e as preferências pessoais, o grupo disponibilizou Wi-Fi grátis em todas as 775 unidades brasileiras.

L’Oréal: Alguns pontos de venda da empresa global de beleza disponibilizam aos clientes um espelho, para que os produtos sejam visualizados na pele antes da decisão de compra. É possível assistir a um tutorial de maquiagem, com direito a sombra, batom e rímel, feito virtualmente no seu rosto.

McDonald’s: A unidade da rede de fast food na Avenida Brasil, em São Paulo, é a mais movimentada do país. Pois foi ali que a marca inaugurou uma loja conceito, onde os clientes podem realizar o pedido sem a necessidade de um atendente, sendo tudo por meio de tecnologia.

Marketing de varejo na era digital

O smartphone chegou atualizando as formas de consumo, e mais ainda durante a pandemia. 

As ações voltadas ao marketing de varejo têm alcance ampliado com a digitalização de processos e com os avanços conquistados pela tecnologia. Existem alguns pontos cruciais que necessitam de atenção quando a marca quer aproveitar o boom digital para crescer. São eles:

  • Machine learning
  • Big data
  • Inteligência artificial
  • Realidade aumentada

Além disso, o desenvolvimento da tecnologia trouxe novas formas de consumo que impactaram muito na maneira como as empresas se comunicam e fazem seu marketing.

Hoje, com o avanço da tecnologia, o consumidor está muito mais próximo das empresas, podendo encontrar e contatar com rapidez de um clique no celular. Assim, as marcas precisam acompanhar a tendência digital e investir no online e no offline também.

As melhores ações

Por fim, não podíamos deixar de mostrar algumas formas e ações que podem aumentar as suas vendas.

  1. Ser ativos nas redes sociais: dados apontam que o Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais no mundo, então um bom posicionamento e estratégia são essenciais para atrair seu público e mantê-lo interessado.
  2. Capacitar sua equipe de vendas: seus vendedores devem saber observar os comportamentos do consumidor para atendê-los de forma adequada.
  3. Estabelecer metas: trabalhar com metas bem definidas é essencial para que você e sua equipe saibam exatamente o que fazer e para onde ir. Além de motivar a equipe com algum “mimo” para que as metas sejam batidas também pode fazer toda a diferença.
  4. Fidelizar seu cliente: a fidelização de clientes pode ser uma forma de aumentar as chances de uma mesma pessoa voltar a fazer negócio, repetindo o ciclo de compra.

Pronto para aplicar os métodos na sua empresa? A MKT55 pode te auxiliar nesse processo, e assim aumentar ainda mais suas vendas.

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