19/01/23 - 2 minutos de leitura
É muito comum as pessoas entenderem marketing como uma estratégia de divulgação que leva à venda. Porém essa não é bem a realidade dos conceitos. Marketing e vendas se completam, mas são muito mais complexos do que apenas divulgar e vender.
O primeiro ponto importante a ser compreendido é sobre a real diferença entre Marketing e Vendas. Dentre elas, a forma como trabalham com o cliente talvez seja a principal, afinal o marketing é responsável por despertar o interesse do público no serviço ou produto. Já as vendas têm como foco o relacionamento com o consumidor, transformando o interesse em lucro.
Tendo como base a diferença principal entre os dois conceitos, o próximo ponto a entender é como eles se complementam e qual a relação entre eles.
É fundamental para qualquer empresa, que seus clientes sejam mantidos sempre por perto, e para isso, a criação de um relacionamento é extremamente necessária. É nesse momento que o marketing e as vendas se unem. O marketing é responsável por manter essa relação entre empresa- público, para que a venda realize seu papel.
Essa relação ainda ultrapassa os fatores de vínculo e conversão, levando a empresa a criar oportunidades a partir do que os clientes procuram. Sendo assim é importante estar sempre atendo ao mercado e planejar estratégias para que sua marca seja capaz de compreender a necessidade do seu público.
Depois de compreender os conceitos e sua relação, veja alguns exemplos práticos de como utilizar Marketing e Vendas.
• Conheça o seu mercado alvo
A primeira coisa a se fazer antes de se iniciar qualquer campanha, é a realização de uma pesquisa para decidir os objetivos e metas que a empresa quer atingir. Tendo em mente que conquistar novos clientes não quer dizer vender para o público geral, o foco deve ser no público-alvo. Dessa forma, é possível entender exatamente com quem a sua empresa está falando, o que torna a relação mais fácil.
• Ciclo de Compra
Esse é o processo de compras onde o cliente em potencial avalia o produto ou serviço oferecido pela empresa e decide se irá ou não o adquirir. É trabalho da equipe de vendas e marketing assegurar que o cliente irá chegar até o fim desse processo e concretizar a compra.
• Pós-venda
O pós-venda é o momento fundamental para o cliente se tornar fã da sua marca. É onde a empresa vai manter os clientes já conquistados por perto, para continuarem adquirindo produtos.
Sabendo como utilizar a união entre os conceitos, a sua empresa pode ir muito mais longe.
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