Marketing Development Funds (MDF)

17/02/23 - 2 minutos de leitura

As empresas de tecnologia demandam um desenvolvimento de estratégias e ações de marketing diferenciado, o que acaba por gerar muitos desafios. Isso acontece devido a questões de investimento e orçamento. Afinal, muitas dessas empresas ficam estagnadas por falta de recursos para a contratação de profissionais da área.

Mas o que muitos não sabem é que existe no mercado de tecnologia um recurso chamado Marketing Development Funds, que pode ser traduzido como Fundos de Desenvolvimento de Mercado. Esse recurso, apesar de não ser conhecido por todos, já é usado há bastante tempo e tem como objetivo apoiar empresas de TI.

Se você nunca ouviu falar de MDF e quer entender o que é, como pode ser aplicado na sua empresa e o que fazer, chegou a hora de entender tudo.

O que é MDF?

O MDF é, basicamente, um auxílio financeiro vindo dos fabricantes de tecnologia que destinam parte de seus orçamentos para a área de marketing, focando nas ações cooperadas com seus parceiros. Esse auxílio se tornou popular entre os fabricantes de TI que possuem programas de parcerias e procuram, por meio de ações de marketing, aumentar o reconhecimento de marca e alcançar melhores resultados de vendas através desses parceiros.

Como funciona?

Para ter uma compreensão melhor do funcionamento do MDF, vamos usar a cadeia de distribuição do setor de tecnologia. Nesse segmento, costuma-se trabalhar com 3 tipos de comercialização:

  • Vendas diretas: quando o fabricante vende diretamente para o cliente final;
  • Vendas indiretas (tier 1): quando o fabricante vende para um revendedor, esse revendedor vende para o cliente final;
  • Vendas indiretas (tier 2): quando o fabricante vende para um distribuidor, que vende para um revendedor, que vende para o cliente final.

Sendo assim, o MDF tem foco em estratégias de vendas indiretas, com revendedores (tiers 1 e 2). Nos casos dos revendedores (tiers 2), a verba passa também pelo distribuidor antes de chegar à revenda.

Dessa forma, o fabricante apoia seus parceiros em ações de marketing com foco especial em geração de leads e novos negócios.

Como aplicar o MDF na minha empresa?

A aplicação desse auxílio deve ser feita com atenção e cautela, já que o investimento não vem da sua empresa e deve gerar lucro também para o seu fabricante. Assim, o MDF é uma verba que deve ser usada para ações com foco em resultados mensuráveis e demonstrados em relatórios.

Pensando que, com um orçamento próprio já é necessário cuidado para não utilizar recursos em atividades que não rendam oportunidades de negócios, com o uso do MDF isso deve ser ainda mais rígido.

Além disso, existem dois pontos importantes para ter em mente:

  1. Essa verba é um *auxílio*. Portando, sua empresa não deve depender 100% do MDF para estratégias e ações de marketing. 
  2. Esse investimento não precisa necessariamente ser utilizado em ações com foco em geração de negócios, mas deve sempre gerar resultados em vendas.

Possíveis ações

Para receber o auxílio, é necessário fazer a sua proposta ao fabricante, por isso, reflita sobre os resultados e como mensurá-los, faça uma análise de todo o processo e comprove que sua ação vai gerar oportunidades. Afinal, o fabricante está investindo em você e vai cobrar os seus resultados.

Assim, as principais ações que podem gerar oportunidades e devem ser usadas nesse caso são:

  • Estratégia de ABM (Account Based Marketing);
  • Eventos;
  • Inbound Marketing;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Outbound Marketing;
  • Webinars.

Todas essas ações, se executadas por um bom time de marketing, pode gerar grandes resultados. A MKT55 é especialista em ações a partir de MDF, como por exemplo a produção de Webinars para parceiros AWS.

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