25/04/23 - 2 minutos de leitura
Apesar de muitas vezes não receberem seu devido valor, os links internos são uma importante ferramenta de SEO. Esses links podem ajudar no fortalecimento e autoridade da página linkada. E assim, indica ao sistema que é referência no assunto.
Em um modo geral, os links internos são aqueles que apontam para uma outra página de um mesmo site. Como por exemplo aqui temos um link interno para outro artigo do nosso próprio blog. Esse link pertence ao domínio da MKT55, mas se utilizássemos link de outro domínio, seria então um link externo.
Os links internos são fatores importantes quando se trata da otimização de SEO on page, ou seja, a otimização da estrutura interna do site. Porém, apesar da sua importância, muitas vezes acabam sendo esquecidos e negligenciados por darmos foco em coisas que julgamos serem mais relevantes.
Fazer link com algo do seu próprio site pode mudar bastante sua posição nas páginas de busca. Isso porque o google dá valor a forma como você distribui os links das próprias páginas internamente e o buscador recompensa quem tem uma estratégia real e ativa em vez de simplesmente colocar um link interno ou outro de vez em quando.
Existem casos de páginas que pularam muitas posições na classificação do buscador apenas por mudar a estratégia dos links internos. Ou seja, não é apenas colocar um link aleatoriamente.
É comum que os maiores investimentos de tempo e dinheiro sejam direcionados para outras ações a fim de aumentar o tráfego orgânico e posicionamento no Google.
Porém, o uso de links internos é uma prática simples de ser aplicada e traz resultados significativos em curto e médio prazo. Além de ser uma oportunidade de melhorar o peso do seu domínio para o algoritmo do Google.
Esses links internos podem contribuir também com outros fatores, como por exemplo:
– Gerar uma melhor experiência ao usuário, por proporcionar algo completo e com o máximo valor que você pode oferecer
– Impulsionamento de conteúdos, afinal, quando você linka conteúdos novos e recém-lançados, eles são indexados mais rápido pelo Google.
– Geração de leads, pois com a estratégia correta, é possível mover os possíveis clientes pela jornada da compra.
Como dissemos, os links internos são simples de usar, porém podem se tornar difíceis de colocar em prática de forma que seja estratégica, útil e inteligente.
Afinal, para links internos, assim como para tantas outras ferramentas de Marketing Digital, uma estratégia bem definida faz toda a diferença. Essas estratégias podem tornar algo simples em algo extremamente poderoso para você e seu site.
Os links internos são a forma mais simples para passar valor de páginas mais importantes para páginas que ainda não tem tanta força, e assim gerar melhorias para o domínio como um todo.
A verdade é que seu site precisa aparecer bem nas buscas do Google, e isso não acontece se apenas a home page for forte. Por isso, utilize estratégias de SEO coerentes e bem pensadas.
Nós sabemos que o SEO pode parecer complexo demais, por isso continue acompanhando nossos blogs e redes sociais. A MKT55 é especialista em otimização de ranqueamento em sites de busca e podemos te ajudar!